A importância de causar uma boa primeira impressão não é novidade para ninguém, já publicamos diversos textos nas redes sociais falando sobre este tema, inclusive sobre estudos que levam em consideração fatores sobre como é formada a primeira impressão, como isso impacta na carreira, nos relacionamentos e nos negócios, digamos que é um assunto que existe muitas vertentes a serem exploradas.
Mas hoje quero falar sobre um outro viés! Sobre como nosso subconsciente age em relação as primeiras impressões.
A professora Amy Cuddy, da Harvard Business, passou mais de 15 anos estudando como os líderes empresariais podem deixar uma primeira impressão positiva. Em sua pesquisa, Cuddy concentra-se em duas perguntas que as pessoas fazem subconscientemente quando conhece alguém:
- “Posso confiar nessa pessoa?”
- “Posso respeitar essa pessoa?”
Em seu livro O Poder da Presença, Cuddy explica que os seres humanos valorizam tanto a confiança que só de ela estar estabelecida uma pessoa considera nos conhecer um pouco mais.
Basicamente, quando expressamos empatia, ajudamos nossos clientes a responder a primeira pergunta e a comprovação de competência ajuda nossos clientes a responder a segunda questão.
Uma vez que expressamos empatia e demonstremos autoridade, podemos posicionar nossa marca como guia para nossos clientes. Isso fará uma diferença significativa na forma como eles se lembram de nós e se envolvem com nossos produtos e serviços.
Uma das formas de causar uma primeira impressão positiva é através da sua foto de perfil, ou seja, o seu cartão de visitas nas redes sociais, é com a sua foto de perfil, com suas redes sociais que os seus clientes farão o primeiro contato.