21/09/2021 às 23:50

O mundo é digital e a sua imagem também!

8
3min de leitura

Por Eduardo de Moraes (fotógrafo e sócio da Em Foco Estúdio de Criação) 

O mundo é digital. Não importa o que você faça, é preciso estar presente neste universo. A tecnologia nos levou a essa dependência de poder ver tudo remotamente e a pandemia, com a imposição do distanciamento social, acelerou ainda mais este processo.     

Temos muitos meios e plataformas digitais que podemos utilizar, mas isso também gera um excesso de informação na "rede", que precisamos estar atentos para filtrar. Nosso bem mais precioso é o tempo. Por isso, é importante escolher em qual plataforma você vai despender o seu tempo, dinheiro e atividade.

Quanto vale a sua imagem?

Quando você quer fortalecer a sua marca, o trabalho do branding é fundamental para gerar desejo para o seu produto ou serviço. Convido vocês a uma breve analogia: pense em um iPhone.

A Apple criou uma "experiência de uso" incrível para quando você compra os produtos da marca. Quem tem um sabe do que eu estou falando. É impecável aos olhos e a experiência quando você vai utilizá-lo pela primeira vez é inigualável. Steve Jobs tirou o MacBook Air de dentro de um envelope quando foi apresentá-lo e o impacto foi incrível. Não estou dizendo que outras marcas não têm recursos atrativos como um produto da Apple, mas o branding que ela criou colocou-a no topo dos desejos para quem almeja um smartphone ou um computador. É algo diferente de todos os demais aparelhos que temos no mercado, inclusive pelo iOS, que você só encontra nos aparelhos da marca.

A sua imagem precisa estar totalmente alinhada ao valor da sua marca no mercado. A construção de valor depende de como você irá mostrar isso para o seu público e como você irá se posicionar como marca.

Qual a impressão que as pessoas têm de você?

Este ponto vem logo após você entender o valor da sua marca e da sua imagem.

Qual a impressão que você está passando quando as pessoas batem o olho pela primeira vez na sua foto ou no material que você divulga on-line? Já pensou nisso? 

Eu confesso que não gosto de tirar conclusões com a primeira impressão, afinal conheci muitas pessoas incríveis e a primeira impressão não havia sido tão boa. Porém, se a sua imagem for agradável aos olhos e passar uma boa mensagem à primeira vista, a chance de evoluir e abrir uma oportunidade é muito maior.

Estudos indicam que nós formamos a primeira impressão de uma pessoa em menos de um segundo, sendo ela positiva ou negativa, e ainda existem muitos pré-julgamentos nos instantes iniciais. Por isso, a sua imagem é sim muito importante, até porque possivelmente ela será o primeiro contato que as pessoas terão com você.

Sua foto diz muito sobre você

Aqui é o ponto que eu queria chegar, afinal tudo fala sobre você! Sua imagem fala, seu conteúdo fala, suas atitudes e ações falam sobre você!

Se quer humanizar o seu negócio, é preciso mostrar QUEM VOCÊ É e sua imagem fará isso. Não estou aqui querendo vender retratos, estou apenas querendo mostrar que tudo está inclinando para o lado das plataformas digitais e isso quer dizer que, cada vez mais, você conhecerá pessoas e negócios de forma digital. Seu primeiro contato será por alguma dessas plataformas digitais.

O Facebook, atualmente, é a maior rede social (com mais de 2,6 bilhões de usuários) e o Youtube está quase lá também, com 2 bilhões, mas são plataformas completamente diferentes. Já o queridinho do momento, o Instagram, possui uma base de mais de 1 bilhão de usuários, porém usa a mesma inteligência artificial e plataforma de anúncios do Facebook. Isso sem contar LinkedIn, WhatsApp, Telegram e por aí vai.

Pensando nisso, será difícil você ficar de fora de alguma dessas plataformas e o primeiro passo que as pessoas avaliam ao conhecer alguém por elas é a confiança. Desta forma, a sua imagem fará o primeiro contato e aí você já pode ter uma vantagem muito competitiva se você estiver transmitindo uma boa imagem. Finalizo perguntando a você, como está a sua imagem?

21 Set 2021

O mundo é digital e a sua imagem também!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografia fotografia corporativa imagem imagem profissional

Olá, em que podemos ajudar? Fale com nosso especialista!
Logo do Whatsapp